segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Entrevista com JP Uchôa, o mais famoso Cosplayer de super-heróis brasileiros Por Lincoln Nery

Vamos conhecer o Cosplayer João Paulo Uchôa, direto do Recife, ele tem se especializado em super-heróis nacionais. Se tornando o mais famoso Cosplayer n1 - A Quanto tempo faz Cosplay? Qual o seu primeiro?
R - Meu primeiro Cosplay (ou Cospobre), foi um Darth Vader em 2006.esse segmento.
2 - Quais os eventos que costuma ir?
R - Normalmente, vou a todos os eventos, sendo de grande porte ou pequeno. O que importa,são as amizades que faço onde chego.3 - São raros os Cosplayers de heróis brasileiros, por que se interessou por 
esse segmento?
R - Prefiro heróis nacionais devido a um patriotismo gerado graças ao uniforme do Capitão Brasil (A CULPA É DELE). Além do mais,existem centenas de personagens interessantes que podem ganhar vida nos palcos dos eventos.
4 - Qual a reação dos outros R - a reação dos Cosplayers é dividida entre a curiosidade e, alguns, surpresa ao ver um personagem brasileiro em meio a outros japoneses ou americanos. A platéia não aplaude taaaaanto,mas o que vale é fazer o personagem.
5 - Como não existem peças prontas de heróis brasileiros, a dificuldade de fazer o Cosplay é maior?
R - Normalmente, eu que faço em casa as armas e armaduras. Mas,as roupas quem faz são as costureiras que conheço (as conhecidas cobram,em média,70% mais barato).
6 - Qual a reação dos autores nacionais quando você mostra o cosplay?

R - A reação dos criadores,acredito eu,é um misto de surpresa e admiração. Quando fiz o Penitente, o Lorde Lobo me orientou a dar mais seriedade ao personagem. Não dá ara ficar um Penitente perfeito,já que não sou sarado, e ainda tem os pelos no peito. É aí que entra um certo preconceito. Se o personagem fica mais escuro, acima do peso, menor ou tem algum detalhe que foge do padrão,muita gente fica zoando e, muitos Cosplayers deixam o hobby de interpretar o personagem que gosta por causa disso. EU NÃO. quando você chega com esses personagens menos famosos?7 - Tem algum personagem nacional em mente para um próximo trabalho?
R - O próximo personagem,é outro pernambucano,da cidade de Carpina.
8 - Lê quadrinhos nacionais? Tem alguma perspectiva de crescimento para esses personagens?
R - É difícil ler quadrinhos nacionais, porque não se encontra nas bancas.A maioria só está disponível na internet, e eu prefiro ler em qualquer lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário